domingo, 3 de julho de 2011

Do líder ao senhor. Do senhor à desigualdade

     Em uma carta escrita aos governantes de Genebra, Rousseau faz a seguinte afirmativa: " Os povos, uma vez acostumados a ter senhores, não conseguem mais viver sem eles." É de fato intrigante quando se reflete sobre a frase do filósofo. Considerando que, mesmo nas civilizações primitivas, houve sempre a figura do líder ao qual toda comunidade seguia -  e aqui não entraremos sob quais méritos se obteve a liderança, mas na figura em si -  pois era necessário a referência desse líder para se estabelecer uma organização de vida social. É fato observado que inclusive no reino animal há a figura do líder, aquele que os demais seguem.

     Entretanto, quando o líder torna-se senhor dos seus, aqueles que antes o seguiam por consentimento próprio, agora se vêm obrigados a obedecer essa liderança por imposição daquele que se tornou, por exemplo, mais forte ou mais rico. Impondo aos demais uma dependência recíproca. Estabelecendo assim uma nova relação social, uma relação de desigualdade social.

     Nicolau Maquiavel, em " O Príncipe", diz: " Sempre haverão no mundo aqueles dispostos a enganar, pois sempre haverão aqueles dispostos a serem enganados." Não posso afirmar se a partir dessa premissa originou-se a figura do "senhor", mas com certeza aquele que primeiro tomou para si algo ou atividade que antes era objeto de uma coletividade sem encontrar resistência, tornando os demais dependentes de suas novas regras, desencadeou um efeito sobre a humanidade tirando-a da ingênuidade natural e lançando-a em uma nova realidade da qual não mais conseguiria se libertar.

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, este Blog é uma idéia muito boa, eu espero ainda discutir muitos assuntos aqui.

    ResponderExcluir
  2. Anarquia seria algo utópico realmente?
    E a relação de desigualdade social seria causada pela imposição do líder aos seus ideais ou simplesmente pela figura do líder, que junto com seus "mais próximos" formariam essa nova classe?

    ResponderExcluir
  3. Para tornar a anarquia algo concreto primeiro seria necessário acabar com toda a estrutura social, política e econômica construída ao longo dos anos de existência da humanidade e implantar os ideais anarquistas. Isso é até palpável de conseguir. O problema é que além disso seria necessário erradicar da personalidade do homem moderno sentimentos como ganância e vaidade. Aí eu já acho mais complicado. Quanto a desigualdade social não são os ideais do líder que provocam essa situação, mas sim quando se privatiza bens ou atividades de uma coletividade tornando os demais dependentes do arbítrio de um só indivíduo. Isso acontece, por exemplo, quando o melhor caçador percebe que se ele não for caçar a quantidade de alimento da tribo torna-se insuficiente e passa a usar essa percepção para tirar proveito dos outros que não conseguem se alimentar sozinhos.

    ResponderExcluir

Comente aqui!