LEIA PARA LER

O "LEIA PARA LER" É UMA SESSÃO ONDE O LEITOR ENCONTRA SUGESTÕES DE LIVROS SOMADAS À UMA LEVE ANÁLISE FEITA PELO BLOG

 __________________________________________________________

ERA DOS EXTREMOS


Autor: ERIC HOBSBAWM

Editora: COMPANHIA DAS LETRAS

Edição:
Nº páginas.: 598
Ano: 1996


SINOPSE: Um livro com 77 anos. Não de publicação, mas de conteúdo. O Breve século XX - 1914 – 1991 - é explorado dentro das páginas dessa obra que discute, ou melhor, explica o desenrolar dos acontecimentos que levaram a formação do mundo contemporâneo. A obra está dividida em três partes que abordam cada fase desse período de 77 anos que vai da Primeira Guerra Mundial até o fim da URSS. Antes de tudo é um relato da experiência de vide de Hobsbawm que, além, das observações pessoais fez uso de fontes bibliográficas e instituições que forneceram as estatísticas apresentadas no texto. Enraizado em uma corrente Marxista, Eric Hobsbawm, faz um relato desse importante período histórico dando ênfase às modificações sofridas pelo mundo ocidental e oriental em consequência do fortalecimento do movimento socialista.
 __________________________________________________________

O PRÍNCIPE


Autor: MAQUIAVEL

Editora: L&PM POCKET

Edição:
Nº páginas.: 208
Ano: 1998

SINOPSE: A obra em que Maquivel disserta sobre como deve ser o comportamento de um soberano foi escrita com o objetivo de trazê-lo de volta ao cenário político italiano. O texto foi oferecido como presente aos Médicis e retrata as ações que deveriam ser tomadas para unificar as cidades italianas. O conteúdo de "O Príncipe" é lembrado como práticas imorais para se dirigir um governo, mas é evidente que foi, e ainda é, leitura de cabeceira dos mais diversos líderes políticos da história da humanidade.
 __________________________________________________________


MARXISMO


Autor: HENRI LEFEBVRE

Editora: L&PM POCKET

Edição:
Nº páginas.: 128
Ano: 2009

SINOPSE: Por razão do centenário de publicação do Manifesto do Partido Comunista Lefebvre escreveu essa obra que pode ser considerada um dos grandes ensaios sobre o Marxismo. No texto ele detalha a filosofia e o pensamento marxista de maneira concisa e contundente. Lefebvre pode ser considerado um dos primeiros divulgadores do marxismo fazendo uso de uma linguagem poética numa tentatativa de reencontar a totalidade do social.
 __________________________________________________________

MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
 
Autor: MARX E ENGELS

Editora: L&PM POCKET

Edição:
Nº páginas.: 133
Ano: 2001

SINOPSE: A obra de Marx e Engels é a pedra fundamental das futuras revoluções sociais que aconteceram no Leste Europeu e no Terceiro mundo no século XX. O manifesto de 1848 serve de guia para a esquerda comunista em seu combate à burguesia. Dentro dessa obra Marx e Engels procuram evidenciar os malefícios originados da burguesia e enaltecer a força do proletario como o elemento capaz de refazer a ordem mundial. Contudo, é possível observar uma certa admiração pela burguesia e pelas transformações modernas que ela proporcionou. O manifesto de Marx e Engels pode despertar sentimentos controversos e direcionar o leitor para qualquer lado da moeda social.


__________________________________________________________

DISCURSO DO MÉTODO


Autor: DESCARTES

Editora: L&PM POCKET

Edição:
Nº páginas.: 128
Ano: 2005

SINOPSE: Descarte publicou o "Discurso do Método" em lingua vulgar numa época em que as grandes obras eram escritasem latim. O objetivo dele era difundir o uso da razão. Trata-se de um manual de como utilizar a razão. Segundo Descartes a razão deveria postular por todas as áreas e ativiades humanas. O "Discurso do Método" é leitura indispensável para qualquer pessoa e aplicável a qualquer ramo de atividade. Com essa obra Descartes marcou profudamente o pensamento histórico.

__________________________________________________________

DISCURSO SOBRE A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS


Autor: JEAN-JAQUES ROUSSEAU

Editora: L&PM POCKET

Edição:
Nº páginas.: 172
Ano: 2008

SINOPSE: Clásico da filosofia a obra de Rousseau aborda um tema que ainda é muito discutido. A origem da desigualdade foi uma questão que fascinou o filósofo levando-o a escrever essa obra que viria a influenciar os líderes da revolução francesa e para diversos pensadores como Marx e Hegel. No discurso, Rousseau, não apresenta soluções para a desigualdade, mas identifica a natureza dese problema.
__________________________________________________________
  
CÂNDIDO OU O OTIMISMO


Autor: VOLTAIRE

Editora: L&PM POCKET
Edição:
Nº páginas.: 144
Ano: 2008

SINOPSE: Publicado no século XVIII esse romance foi alvo de grande polêmica, chegando a ser censurado por ofender os costumes religiosos. O conto de Voltaire conta a aventura de Cândido atrvés de situações agradáveis e catastróficas. Junto com seu mentor, o filósofo Pangloss, o herói percorre caminhos que o levam a não acreditar no otimismo. A obra é uma sátira aos costumes e pensamentos daquele século. Voltarire expõe ao ridículo a religião, os governos, os teólogos, os filósofos e suas filosofias e o exército.
__________________________________________________________

A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA


Autor: SILVIO CASTRO

Editora: L&PM POCKET
Edição:
Nº páginas.: 156
Ano: 1985

SINOPSE: Registro histórico da viagem de Pedro Alvares Cabral, em 1500, com o objetivo de conquistar as terras brasileiras. O relato de Caminha apresenta ao leitor moderno duas facetas. A primeira é a do observador que se demonstra maravilhado com o que a nova terra tinha a oferecer. A segunda é a de um funcionário do rei que precisa justificar as ações que deverão ser tomadas em seguida no processo de colonização.

___________________________________________________________


A ÉTICA PROTESTANTE E O "ESPÍRITO" DO CAPITALISMO


Autor: MAX WEBER
Edição: ANTÔNIO CARLOS PIERUCCI
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Edição:
Nº páginas.: 336
Ano: 2004


SINOPSE: Quando a palavra espírito no título é colocada entre aspas significa dizer que, neste caso, não está sendo tratado o  espírito do capitalismo pelo viés puramente econômico. As aspas dão à palavra espírito outro sentido, um sentido mais cultural, ou seja, um sentido de conduta de vida. A razão do esboço sobre a ética e o “espírito” é relacionar, ou melhor, apontar quais pontos do puritanismo ascético podem ser destacados  como aqueles que forneceram as características  formadoras  desse “espírito” do capitalismo. Longe de querer solucionar ou esclarecer, apenas, neste ensaio toda influência da religião sobre as práticas econômicas, principalmente no que diz respeito ao capitalismo, o mais importante é observar o fato que não se deve substituir uma interpretação materialista por uma espiritualista tendo em vista que ambas irão apresentar-se como interpretações casuais e unilaterais. Contudo se for dado a cada uma um caráter de complementação, assim terão melhor serventia à verdade histórica. Para mais detalhes clique aqui e baixe minha resenha desse livro.  


__________________________________________________________


A FORMAÇÃO DO MUNDO MODERNO


Autores: FRANCISCO FALCON / ANTONIO RODRIGUES
Editora: ELSEVIER/CAMPUS
Edição: 
Nº páginas.: 264
Ano: 2006


SINOPSE: Obra de leitura fundamental sobre um período histórico de grande transformações. O livro é quase um diálogo entre os autores e o leitor, que se põe no papel de interlocutor e é precipitado a ponderar seu próprio conhecimento sobre a época moderna. Com certeza muitas verdades convictas que temos são confrontadas e/ou reafirmadas pela utilização do método dialético adotado pelos autores. Durante a leitura a sensação que se tem é a mesma quando acordamos com a visão embaçada, mas que gradualmente vai ficando nítida. Para mais detalhes clique aqui e baixe minha resenha desse livro.

__________________________________________________________


GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA AMÉRICA LATINA

Autores: LEANDRO NARLOCH / DUDA TEIXEIRA
Editora: LEYA
Edição:
Nº páginas.: 335
Ano: 2011

SINOPSE: Uma obra coesa e intencional. É essa a impressão que tive após a leitura desse livro que desde o começo se mostra como uma ferroada no ego dos admiradores dos personagens trabalhados.  Ao final o que se tem é aquela sensação de " Ué? Por que ninguém me disse isso antes". Sim, a obra polemiza temas que são tabus dentro da história da América Latina, mas não deixa de ser contundente e, ao mesmo tempo, voraz dentro da proposta dos autores. Personagens que são símbolos de vários países latinos e  que estampam camisas mundo afora são apresentados como vilões de seus atos e detratores de seus países. Se o Eduardo Galeano abriu as veias da América Latina os autores desse livro expuseram suas entranhas e não é uma imagem muito bonita. Mas, tenha calma! Não jogue fora (ainda) sua camisa com a famosa foto do Che, pois esse é apenas o outro lado da moeda. A leitura é leve e com gráficos interessante que fazem despertar uma curiosidade maior no leitor, enfim, é um bom livro para discutir com os amigos.

___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!