quinta-feira, 28 de junho de 2012

As consequências das Grandes Guerras do século XX

      O ano é 1914. Os personagens são a Inglaterra e a Alemanha. O combate bélico entre as duas potências tragou todo o continente europeu e parte do mundo para um conflito que deixaria sequelas que seriam carregadas através de todo século XX. Antes não houve guerras mundiais, porém em 1914 isso mudaria, pois o conflito foi sentido tanto do outro lado do Atlântico, como no oriente. A Primeira Guerra mundial inaugurou uma nova fase dos combates bélicos, a era do massacre. A honra das batalhas de séculos anteriores foi posta de lado. Agora não havia limite para vencer a guerra que andava de braços dados como a política dos Estados brutalizou o mundo. A tecnologia entrou em cena e mudou o estilo de guerrear e táticas desumanas – gás venenoso, ataques a civis – foram adotadas. O resultado dessa guerra foi a ruína de vencedores e vencidos, com exceção dos EUA, que impulsionou a revolução nos derrotados e o colapso financeiro, econômico e humano dos vencidos.



     Há cinco importantes consequências que devem ser observadas. Primeiro, a bancarrota dos regimes na Europa e o surgimento da onda vermelha bolchevique na Rússia. Segundo, a necessidade de controlar a Alemanha. Terceiro, a nova divisão do mapa da Europa que tinha objetivo tanto de controlar os alemães como ocupar os espaços vazios deixados pelos colapsos dos impérios russo, otomano e habsburgo. Quarto, as políticas internas de França, EUA e Grã-Bretanha e o atrito entre eles. E quinto, a busca das potências vitoriosas por um acordo de paz que impedisse uma nova guerra, mas vinte anos depois o mundo estava de novo em guerra.


     Essas cinco consequências encheram o copo para o início da Segunda Guerra Mundial a ultima gota que o transbordou foi Adolf Hitler. A paz punitiva imposta à Alemanha gerou insatisfação e novamente aflorou os ânimos da guerra. A Alemanha precisava de uma guerra rápida, como em 1914, dado ao fato de que seus recursos não fariam frente ao aparato unificado de seus inimigos. A guerra começou como um conflito puramente europeu, porém na impossibilidade dos alemães em combater a Inglaterra em seu território o combate teve que trocar de terreno e passou a ser travado no continente africano. Hitler ainda almejava a conquista de um vasto império rico de recursos no oriente e partiu para sua ofensiva contra a Rússia, contudo os reveses da guerra puseram fim aos objetivos de Hitler. A guerra começou a ser decidida após as investidas japonesas contra os americanos – o ataque a Pearl Habor – e a decisão de Hitler de declarar guerra aos EUA.


      A Segunda Grande Guerra trouxe, além da devastação, mudanças sociais aos povos envolvidos no combate ou não. A mobilização da indústria para abastecer as frentes de combate provocaram transformações nos modos de produção e nas relações de trabalhos inserindo as mulheres no mercado de trabalho. O fato era que a guerra exigia produção em massa e o aumento da produção reivindicava novas formas de administração e organização. Outro impacto foi o fortalecimento da especialização técnica e no avanço da tecnologia utilizada na guerra que depois seria revertida à sociedade. Entretanto, isso não quer dizer que o período de guerra trouxe crescimento econômico, pelo menos para os europeus e orientais envolvidos, apenas os EUA saíram da guerra praticamente ilesos e com um crescimento econômico de mais ou menos 10%. Foi esse o grande efeito econômico da guerra: transformar os EUA na grande potência mundial e na maior economia do mundo.

      Por ultimo o impacto humano do período entre guerras. “O aspecto não menos importante dessa catástrofe é que a humanidade aprendeu a viver num mundo em que a matança, a tortura e o exílio em massa se tornaram experiências do dia a dia que não mais notamos” (Hobsbawm, 1995, p. 58). A guerra banalizou a vida humana e o homem virou números de estatística, provocou um boom de refugiados e através do botão decidia o destino de milhares de pessoas.

      E vieram as consequências. A guerra também trouxe soluções: os problemas sociais e econômicos do capitalismo aparentemente sumiram, a economia ocidental entrou em sua Era de Ouro, a democracia ocidental ficou estável apoiada em uma notória melhoria na vida material e a guerra foi banida para o terceiro mundo. Mas, vieram os problemas: a revolução avançou, os impérios coloniais desapareceram, a URSS surgiu como uma superpotência competidora com o ocidente. Contudo, sem sombra de dúvida a maior herança do período entre guerras ao mundo foi aquela que abalaria o mundo burguês tradicional: A Revolução.

Um comentário:

  1. VALEU, TENHO PROVA DEPOIS DE AMANHA E ME AJUDOU MUITO. BJOS OBRIGADA ;)

    ResponderExcluir

Comente aqui!