sábado, 4 de fevereiro de 2012

Mentira Verdadeira ou Verdade Mentirosa

fonte da foto: www.kgti.com.br
      Muita informação é despejada na nossa frente todos os dias. E ela vem de todos os lados e por todos os meios de comunicação disponíveis, principalmente a internet. Está ficando cada vez mais difícil separar a informação útil da inútil, a verdadeira da falsa, o real do fabricado. O problema vem de tempos longínquos, vem do fortalecimento da classe que manipula e repassa a "mentira verdadeira" ou a "verdade mentirosa". Escolha a expressão que lhe parecer melhor!

      Marx e Engels alertaram quando disseram "vemos que a burguesia moderna é produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma série de profundas mudanças no modo de produção e nos meios de comunicação". E como fazer para nos protegermos dessa enxurrada de informação duvidosa? Nos escondendo em quartos escuros e ficando alheios a tudo e a todos? Não. É preciso atacar essas informações, disseca-las e tritura-las para ver o que realmente se pode aproveitar.

      A sugestão é ficarmos amigos de caras mais legais como Descartes, Marx, Engels, Kant e Comte. É preciso nos ensinarmos a sermos mais críticos, começando em casa e continuando a exercitar a análise crítica na escola e por toda a vida. Veja como alguns dos nossos novos e velhos amigos podem nos ajudar. Descartes sugere:

  1. Não aceite nada como verdadeiro sem que antes se conheça como tal e de maneira clara;
  2. Na dúvida, divida toda informação em quantas partes for preciso para melhor entendê-la;
  3. Ordene seus pensamentos. Comece pelo mais simples subindo degrau por degrau;
  4. Revise e enumere tudo para não deixar escapar nenhum detalhe.
      Mas, é preciso mais do que falou o filósofo francês e, por isso adicione ao método de Descarte uma pitada de Karl Marx quando este observa:
  1. Aprofunde a análise de modo a atingir os elementos contraditórios;
  2. A realidade está sempre em movimento;
  3. Observe a originalidade do objeto (informação) e atinja sua lei particular.
      Estimular a pesquisa científica e o uso da razão são formas de elevar o senso crítico, pois já passou da hora de abandonar esse pragmático sistema de educação que acaba engessando as jovens mentes e contribui para a manutenção da velha ordem social. Me parece que, uma vez ou outra, é bom olhar para trás para poder andar para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!